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terça-feira, 3 de maio de 2011

Como preparar uma Escola Bíblica de Férias?

Acho que é um ótimo momento, já que está chegando o mês de férias, para colocarmos opções de programações para Escola Bíblica de Férias. Se você organizar tudo direitinho, certamente, o objetivo fundamental de firmar e alcançar as crianças terá resultados, para a Glória de Deus.


Ai vai uma sugestão, para que você se organize mais e melhor a sua programação infantil:
 
Escola Bíblica de Ferias é um trabalho especial que visa alcançar o segmento infantil. Ela contribui para a formação de hábitos cristãos, além de funcionar como agente incentivador da Escola Dominical.

Ela procura atingir vários objetivos ao mesmo tempo:

·         Evangelizar crianças não-evangélicas, conduzindo-as a Cristo;

·         Procura despertar nos responsáveis o prazer de ver seus filhos glorificando a Deus durante os dias do evento;

·         Procura desenvolver atividades diversificadas durante o período da E.B.F.

·         Dar oportunidade às crianças evangélicas de crescerem no conhecimento da Palavra de Deus de uma maneira dinâmica e alegre;

·         Dar oportunidade aos responsáveis de crescimento espiritual, participando de palestras, dinâmicas, oficinas e comunhão.

·         Levantar pessoas para o trabalho no Ministério infantil.

1.    Planejamento

Pense num tema, que se adeque a visão e o momento que passa a sua igreja. Que este tema traga motivação da esperança na glória de Deus.

- Equipe de Trabalho
 
·         Coordenador: liderança, organização e supervisão de todo o trabalho;

·         Professores: separados para lecionar nas classes;

·         Auxiliares: cooperação com os professores;

·         Apoio logístico e segurança: observação da disciplina das crianças, inclusive nos corredores e banheiros. No mínimo, 20 pessoas devem ajudar a estabelecer a ordem no recinto, mantendo-se sempre atentos e qualquer movimento de crianças que provoque tumulto e algazarra, pessoas estranhas;
·         Equipe médica: profissionais na área da saúde, preparados para atender a emergências
·         Artes e cenografia: desenhar, projetar e articular os espaços que serão usados, com cenários, decoração de acordo com o tema;
·         Teatro e dança: pessoas responsáveis pelos ensaios e apresentações de peças e musicais;
·         Louvor: criação ou escolha  do hino oficial e demais cânticos;
·         Programação visual e divulgação: pessoal para criar logomarca, confeccionar cartazes e divulgação do evento;
·         Recepção: fornecer relatórios, fichas de inscrições, organizar crachás, além de registrar as decisões por Cristo. Também encarrega-se de distribuir as lembrancinhas aos participantes da E.B.F.

·         Responsáveis pelo lanche: organização e distribuição dos lanches;

·         Responsáveis pela recreação: Organizar atividades e material para as mesmas com antecedência; 
·       Responsáveis pela limpeza: Além dos funcionários (caso a Igreja tenha), pedir as equipes que deixem os locais limpos, onde atuaram;

2.    Divulgação

A propaganda é um poderoso instrumento de divulgação. Ela poderá ser feita através de recursos audiovisuais tais como: jornais de bairro, cartazes espalhado pela igreja, faixas de tecido ou plástico fixado em ruas ou lugares estratégicos, divulgação em rádios e nas escolas públicas e particulares através de folhetos etc.

O primeiro passo é divulgar entre as crianças nas classes dominicais.

3.    Programação
 A duração do evento de acordo com a necessidade e realidade da igreja, no mínimo de 2 dias à uma semana , separando-se duas horas e meia para cada reunião diária. As reuniões podem ocorrer no período da manhã ou tarde; tudo vai depender da disponibilidade da maioria.
A programação deve incluir atividades interessantes. Assim, os matriculados não desistirão por falta de estímulo.

4.    Organização
 
O primeiro trabalho da E.B.F. começa a partir das inscrições, que devem ser feitas gradativamente durante os trabalhos normais da igreja. Para tanto, utiliza-se uma mesa localizada no pátio, onde o secretário fará as inscrições e estará pronto a prestar maiores informações e esclarecimentos. Um cartaz deve ser fixado perto da mesa para  divulgar e incentivar a participação das crianças.

No ato da matrícula os inscritos receberão um documento contendo as normas da E.B.F. São elas:

Normas para professores e auxiliares

    * Obedecer ao horário de chegada, ou seja, 15 minutos antes do início do trabalho;
    * Procurar oferecer as crianças um tratamento especial, dando-lhe amor, atenção e carinho;
    * Preparar o material didático com antecedência, o qual deve ser atraente, objetivo e criativo;
    * Chamar a criança sempre pelo nome. Assim ela se sentirá valorizada;
    * Em caso de indisciplina, procure contornar o problema com sabedoria, principalmente tratando-se de visitantes;
    * Os auxiliares devem procurar cooperar onde houver necessidade, ficando sempre atentos e prontos a prestar socorro em qualquer situação;
    * Tentar compreender cada criança e ter cuidado de não cometer injustiças ou deixá-la triste;
    * Esteja sempre alegre e orando em espírito para que o Senhor opere no coração dos pequeninos;

Normas para os pequeninos

    * Depois de entrarem no templo, são proibidos de saírem sozinhos da classe, irem ao banheiro ou ficarem nos corredores. Só poderão fazê-lo acompanhados do auxiliar ou supervisor;
    * É proibido retirarem-se do templo, exceto com responsável;
    * É proibido riscarem os bancos e paredes da igreja;
    * Exige-se silêncio total quando estiver ouvindo a mensagem;
    * O comportamento é fundamental para alcançar as premiações;
    * O certificado será fornecido a todos os que comparecerem, no mínimo, durante quatro dias;
    * Devem decorar os versículos para terem direito aos prêmios
    * Convidar amiguinhos dá direito ao premio máximo da E.B.F.

5.    Confecção de materiais e Compras
 
A confecção de materiais da E.B.F. deve ser organizada com uma antecedência mínima de 3 meses. Serão necessários:
    * Pasta de material do professor;
    * Preparo de literatura específica para novos convertidos;
    * Prêmios para os que levarem o maior número de visitantes, conseguirem memorizar maior quantidade de versículos, vencerem em concursos de conhecimentos bíblicos etc..
    * Material para ornamentação de ambientes;
    * Lembrancinhas para visitantes;
    * Material para a confecção de trabalhos manuais;
    * Preparo de faixas para divulgação;
    * Preparo de convites individuais para distribuição antecipada;
    * Confecção de cânticos e versículos visualizados feitos em cartolina ou em transparência para retroprojetor;
    * Crachás para serem fixados na blusa da criança ao entrar no templo;
    * Preparo de atividades para cada classe de acordo com a idade;
    * Compra de todos os produtos a serem utilizados na alimentação;
    * Material de limpeza.

Obs: O planejamento do cardápio para o lanche pode contar com a participação dos pais. 

6.    A ordem do programa (Sugestão)

14h. Recepção            

Desfile no quarteirão da igreja. 
A Bandinha irá a frente com as crianças menores, e as demais crianças irão na retaguarda empunhando as bandeirinhas. Todas devem cantar alegremente o hino oficial da E.B.F. Os supervisores poderão distribuir bandeirinhas para as crianças da rua e convidá-las a participar do trabalho.

14h:15min. Entrada no templo
14h:20min. Oração e leitura bíblica
14h:25min. Juramento a Bíblia “Prometo ser fiel a minha Bíblia, obedecendo as suas leis, procurando amar esconder a sua palavra no meu coração para não pecar”
14h:30 min. Corinhos -- Saudação  aos visitantes
14h:40min. História dramatizada relacionada ao tema, (uso de fantoches, peça e ou musicais)
14h:50min. Divisão das classes

                                                Chamada – 5 minutos
                                                História Bíblica – 15 min
                                                Versículo prático e aplicação prática – 5 min
                                                Pergunta escrita ou oral – 5 min
                                                Atividades (Trabalhos manuais) – 20 min

16h:00. Retorno ao templo (devido ao grande número de participantes, não retornamos para o templo)
16h:05min. Cântico
16h:25min. Recreação e lanche
17h:00. Oração de encerramento, entrega de lembranças e saída por faixa-etária.
 
7.     Culto de encerramento
    * Louvores
    * Especial com fantoches
    * Apresentação dos pais
    * Palavra do pastor
    * Entrega dos diplomas e agradecimentos
    * Peça especial: Musical “Sementes da transformação.
    * Oração e encerramento

8.     Atividades para Adultos


Sugerimos que sejam organizadas palestras, dinâmicas e oficinas interessantes direcionadas aos responsáveis pelas crianças, pois muitos deles moram longe e precisam ficar na igreja esperando pelos filhos. As palestras evitarão que fiquem ociosos no templo. Caso seja possível, oferecer um lanche.

Em Cristo. 
Fonte: ArqEstudos 
 

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