quinta-feira, 7 de abril de 2011

Previna as Doenças Respiratórias do Seu Bebê em Casa



Você sabia que mesmo sem sair de casa seu bebê pode inspirar até 50 bilhões de partículas de sujeira por hora? A poeira doméstica é um dos mais importantes alérgenos. É constituída por material orgânico e inorgânico presentes no ambiente como ácaros (o mais agressivo). O mais importante é saber realizar a higiene ambiental principalmente em objetos que acumulam muita poeira, tais como cortinas e bichinhos de pelúcia.

Apesar das terapias disponíveis aliviarem os sintomas, o melhor caminho ainda é a prevenção. “Pesquisadores do mundo todo têm demonstrado a importância da higiene ambiental para o controle das alergias e doenças respiratórias. 

Para se livrar dos espirros, coriza, coceira no nariz ou ficar distante de qualquer alergia ou problema respiratório, a seguir estão algumas dicas importantes para a limpeza adequada do lar:

. Os inimigos: vassouras e espanadores
Eles acabam levantando a poeira e espalhando os resíduos por todo o ambiente. Recorra ao aspirador de pó. Este deve ser o principal utensílio doméstico, por conta de seu poder de filtragem capaz de retirar eficazmente toda a poeira. Prefira os aspiradores com filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air Filter), que retém até 99,5% das impurezas do ar e ainda impede a devolução do pó ao ambiente. Já existem no mercado nacional aspiradores com esse benefício;



. Cuide das roupinhas
Antes de usar as que estão guardadas há muito tempo no armário, deixe-as expostas ao sol ou lave-as;



. Aspire mobiliários, pisos e até bichinhos de pelúcia
As utilizações dos aspiradores devem ser as mais variadas: além de pisos e carpetes, não deixe de aspirar cortinas, persianas, pisos frios, estofados e frestas semanalmente. Na ausência de um aspirador, recorra à lavagem. Os cantinhos da casa também não podem ser esquecidos;





. Areje a casa e o quarto do bebê
Estimule a circulação do ar, mantendo janelas e cortinas abertas o máximo de tempo possível e deixe entrar iluminação. Quanto mais arejada melhor, pois os ácaros “adoram” ambientes úmidos e escuros;

. Continue utilizando o famoso “pano úmido”
O pano úmido deve ser usado para a finalização da limpeza, garantindo a eliminação máxima do pó. Na hora da faxina, substitua os produtos de limpeza com forte odor por álcool.


Que Deus nos abençoe.

Por: Dr. Fábio Morato Castro, Alegorlogista do Hospital das Clínicas e professor da Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário