quinta-feira, 5 de maio de 2011

O Que as Crianças Aprendem com as Coleções?

Estudos de comportamento comprovam que as crianças que tem ou mantém uma coleção como passatempo, são mais organizadas, responsáveis, menos estressadas, mais curiosas, são dotadas de maior auto-estima, valorizam mais as coisas que possuem, aceitam mais desafios e são disparadas mais seguras de si que as demais que não cultivam esse hábito.    O passatempo de colecionar alguma coisa, dá a criança a oportunidade única de criar algo totalmente seu, que ainda poderá ser compartilhado com os outros. Também facilita o convívio social com as outras crianças que tenham as mesmas preferências. Desperta nelas um grande interesse por aprender sobre os objetos da sua Coleção, abrindo assim sua mente para outras experiências e descobertas.  
Dentre os vários tipos de coleções, a Filatelia e os Quadrinhos, merecem um destaque especial, pela sua excelente abordagem didática entre os públicos de todas as faixas etárias.    

Os quadrinhos, desenvolvem no colecionador um gosto acentuado pela leitura e pesquisa, além de torná-las mais bem informadas e críticos. Através dos quadrinhos muitas crianças aprendem a ler. Tanto pelo apelo dos personagens, com os quais muitas delas criam uma profunda empatia, como também pelo aspecto gráfico das publicações, sempre com muitas ilustrações, excelência no acabamento e preço popular. 

Outro ponto positivo é o mundo de fantasia das histórias, onde elas podem se imaginar como partes integrantes daquele universo cheio de aventuras, onde tudo dá certo, onde as coisas sempre acabam bem, sendo também uma forma de trabalhar o estado de abstração e a imaginação de cada um.    

Colecionar Selos é um hábito que há muito se sabe, possui um grande poder anti-estressante e relaxante sobre quem o pratica, além de enriquecer culturalmente de todas as formas o colecionador. Conta-se que o primeiro colecionador, um inglês, ao adotar a prática, ficou curado do seu estado de ansiedade mórbida, que lhe era crônico.    

Através das coleções de selos, cria-se senso de organização, aprende-se muita geografia, história, ciências, artes, costumes, e aprende-se a conhecer melhor o mundo onde vivemos. A história dos países e dos povos torna-se mais clara. A história do próprio País onde se vive ganha destaque extra, juntamente com as datas importantes e os personagens mais ilustres.    

Assim, não importa que objetos a criança vai colecionar, mas, é importante cultivar esse hábito, até como uma opção para preencher aqueles períodos de ociosidade com alguma coisa útil de verdade. Nasce assim uma criança que tem objetivos simples, mas definidos. Essa prática de definir objetivos, vai significar muito no seu futuro.    

Outra coisa que deve ser mencionada. Como não dá para colecionar nada sozinho, o hábito incentiva o contato e convívio com outras pessoas, e a criança vai fazer amizades, ampliar seu círculo relacionamentos para troca de objetos.    

Inicialmente uma Coleção deve começar como um hábito sem fins lucrativos. A idéia é que a criança desenvolva como disciplina, o estado de se organizar mais, ser mais responsável, aceitar melhor os desafios e criar em si o sentimento de definir seus próprios objetivos na vida.    

Tipos de Coleções mais Comuns:
Dicas para Atividades:
6 a 12 anos

Descubra qual o assunto que sua criança mais gosta e adquira na Seção Filatélica da agência local dos Correios, alguns selos sobre esse tema. Mostre as figuras para ela e peça que a mesma descreva o que está vendo na ilustração. Peça para que ela escreva isto no caderno. Conte então a ela a história daquela figurinha.

Crie um jogo de memória diferente com os Selos. Escolha alguns selos, todos diferentes um dos outros, por exemplo, sobre geografia, e após distribuí-los em cima de uma mesa, peça para que a criança forme pares não iguais com aqueles que possuem motivos semelhantes. Por exemplo, rios, ou montanhas, ou cidades, ou mares. Depois tente formar pares com aqueles que tem uma ilustração que seja o inverso da outra, exemplo: uma cidade e um campo, ou que se complementam, como peixe e rio, e assim por diante.

Motive sua criança a pesquisar o biografia dos autores dos quadrinhos, como os desenhistas, redatores e criadores, e mesmo qual a motivação de cada publicação. Pesquise e mostre a ela através de pequenas oficinas caseiras, como são feitos os quadrinhos e se possível agende uma visita a uma Editora de verdade. 

Encorage-a também a conhecer o origem dos seus personagens favoritos, descobrindo suas manias, sua personalidade, onde e como vivem, se estudam, se trabalham, o que gostam de comer, onde gostam de tirar férias, etc. Converse sobre estas coisas, sobre comportamentos, com ela.

Em Cristo.
Fonte:UOL

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