segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Devocional: Um firme fundamento

Com menos de dois anos de idade, minha neta Katie fez algo que teria orgulhado qualquer avô. Ela começou a reconhecer os automóveis por marca e ano de fabricação. Isso teve início quando ela e seu pai passaram a brincar com a coleção de miniaturas de carros antigos dele. Seu pai dizia “Katie, pegue o Chevrolet 1957” e ela o encontrava em meio às centenas de carrinhos. Certa vez, enquanto ele lia um livro da coleção George, o Curioso, ela desceu do seu colo e correu para buscar uma miniatura de Rolls-Royce – uma réplica exata do carro citado pelo livro.
 
O fato de uma criança de dois anos conseguir estabelecer tais conexões não demonstra a importância de ensinar cedo às crianças as coisas certas? Podemos fazer isso utilizando o que eu chamo de princípio FIRM: Familiaridade, Interesse, Reconhecimento e Modelagem. Ele segue o padrão de Moisés, em Deuteronômio 6, de aproveitar cada oportunidade para ensinar verdades bíblicas, para que as crianças se tornem familiarizadas com elas e as tornem parte das suas vidas. Usando os seus interesses como oportunidades de ensino, repetimos as histórias da Bíblia para que se tornem reconhecíveis, enquanto atuamos como modelo de uma vida piedosa diante delas.

Que possamos dar às crianças da nossa vida um fundamento FIRM, ensinando-as sobre o amor de Deus, a salvação em Cristo e a importância de uma vida piedosa.

Em Cristo.

Fonte:
J. David Branon
Nosso Andar Diário – Ministério RBC
MENSAGENS Q EDIFICAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário